Artigo

NÃO, AMANHÃ DOMINGO, NÃO É O DIA DO PASTOR!!

Servindo no Seminário do Norte, fui procurado por um pai que, com semblante aflito, ao me ver foi logo dizendo: "Preciso de sua orientação!"
"Nossa família tem uma tradição de bons e conceituados engenheiros no Recife, mas agora nosso filho caçula está... querendo ser pastor....
Deus confirmou aquela chamada, e hoje a família de engenheiros tem...um filho pastor. 
Creio que a expressão daquele conceituado engenheiro e pai... foi inadequada,...pois ninguém pode por conta própria ... querer ser pastor...
É bem possível que nessa atitude resida a explicação de algumas desistências ou até de ministérios não bem sucedidos.
Ser pastor é fruto de um processo que evolui numa relação de intimidade crescente daquele que se sente vocacionado, com Deus, até desaguar em plena convicção de clara chamada para o ministério pastoral.
Ao longo dos meus quase... dois séculos...de vida cristã, tenho convivido muito perto de pastores. São jovens iniciando o ministério, cheios de belos sonhos, outros adultos, em pleno vigor de um ministério já amadurecido e outros experientes, com larga e produtiva vida pastoral.
Mais do que isso, tenho estado muito perto deles, especialmente, na condição de diácono e vice-moderador (...nome antigo) ou na vice-previdência, e com isso desfrutar da amizade deles, e em alguns casos de ser confidente.
Constato que, de um modo geral, são homens solitários, contundo, felizes com o ministério.
Surpreendo-me quando ouço deles, que têm dificuldade de compartilhar com colegas de ministério assuntos mais íntimos, pois não conseguem ter a segurança da confidencialidade dos assuntos tratados.
É preciso que quem ouve confidências, tenha lealdade e honestidade de mantê-las apenas consigo.
Quando acontece a quebra do sigilo do compartilhar intimidades, .. é simplesmente doloroso...
Minha proximidade com pastores tem me proporcionado a bênção de conhecê-los melhor. 
São homens convictos da chamada, que em alguns casos abriram mão até de uma posição economicamente melhor no mundo secular, para atenderem a chamada de Deus.
São espirituais, fiéis a Deus e a sua palavra, estudiosos, preparados, leais, cordiais, espírito de servo, respeitosos, dedicados as suas famílias, e de um amor imensurável pela igreja e por cada ovelha que Deus lhe entregou.
São contudo, como afirma Tiago, se referindo ao profeta Elias, em sua epístola capítulo 5:17b... homens sujeitos às mesmas paixões...
Muitas são as nomenclaturas dadas hoje para o exercício de liderança religiosa evangélica: Pastor, Reverendo, Ministro, Ancião, Presbítero, Obreiro, Bispo, Arcebispo, Apóstolo, Sacerdote, Divindade, Supremo e a máxima atualmente... Divindade Suprema...
Do jeito que vai, logo... logo, se auto intitularão...deus!!
Dentre os diversos nomes com que são chamados aqueles a quem Deus tem dado o privilégio de apascentar seu rebanho, tenho declarada preferência pelo nome "Pastor"
Esse nome me passa a ideia daquele que sempre está ao lado, que cuida, orienta quanto as intempéries da vida, que se alegra, chora com o rebanho e que tem clara visão que o rebanho não lhe pertence, mas a Deus.
Acompanho as vidas das famílias do pastor. Sempre muito amadas, ... porém quantas exigências lhes são impostas, algumas quase desumanas.
Quantas vezes, em reuniões na igreja ouve-se: "A família do pastor tem que ser exemplo"...
Sim...como devem ser exemplo todas as demais famílias da igreja....
Lamento a visão ainda existente de igrejas, que tendo condições, não oferecem aos seus pastores, um sustento digno.
Quando servindo a Convenção estadual, sempre no fim de cada ano, enviávamos às igrejas correspondências com relatórios das atividades da Convenção, contendo nelas um forte apelo às igrejas, para que, no novo orçamento delas, contemplassem o sustento pastoral com melhores reposições. Em parte, éramos atendidos...
Entramos agora em uma área cinzenta de nossa história, a ... relação atípica, que por uma série de fatores, acontecem entre igreja e pastor...
Nem tudo são flores...
Com tristeza vejo algumas igrejas, não submissas a palavra de Deus, que ainda não valorizam o ministério pastoral.
Não os amam, retira-lhe a autoridade e respeito e, como ovelhas não obedecem ao seu pastor. Não cuidam deles, os mantém com um sustento irrisório e, mais ainda, exigem um ministério sacrificial.
&Elas*, certamente, se não mudarem de atitude...prestarão contas a Deus.
Ouvi de um líder de uma igreja que estava em sucessão pastoral: "Não sei por que tanto tempo para se escolher um novo pastor? Afinal, o pastor é um funcionário da igreja como os outros".
Péssima e equivocada visão!
Creio, que com oração e atitudes à luz da Bíblia, melhoraremos esta visão.
Nem tudo são flores...
Mesmo sendo casos isolados encontramos alguns "ditos" pastorados em nossas igrejas que, em vez de pastores, são verdadeiros... lobos...em peles de ovelhas...
Alguns sem nenhuma vocação pastoral, infiéis a Deus e a sua palavra, longe da verdade, gananciosos, desrespeitosos com o matrimônio e com visão predominantemente mundana.
Sobre esses, ouvi de um veterano, humilde e aprovado pastor, com muita tristeza estampada na face, frase que infelizmente resume essa situação... Disse aquele pastor: " irmão, esses são lobos em peles de ovelhas...não querem bem as ovelhas...eles querem... os bens das ovelhas...Triste!
Creio, que mesmo bebendo esse cálice de amargura,...a igreja deve exercer misericórdia e perdão, para com aqueles  que demonstrem interesse  em ser restaurados.
Oramos para que, confessando seus pecados, se arrependam e cumprindo período de necessária de restauração...voltem ao ministério pastoral, segundo a vontade e para glória de Deus.
Contudo, se assim não procederem...que deixem o ministério...
Nosso país possui um dos mais complexos e eficientes sistema bancários do mundo.
Hoje a qualquer hora, lugar, você consegue fazer incríveis movimentações bancárias..., claro, ... desde que tenha saldo suficiente...
Com um simples cartão magnético, toque de dedo, voz, calor do seu corpo ou leitura de sua íris, é possível fazer grandes e diversas movimentações financeiras.
Mas, nem sempre foi assim!...
No passado recente fazer uma transação bancária em reduzidos horários de funcionamento das agências bancárias era muito difícil. Significava: Talões de cheques, preencher formulários de depósitos, comparecer a agências lotadíssimas, longas filas, e quando era transferência bancária precisava de sua assinatura em inúmeros formulários. 
Isso sem falar em cheques devolvidos, rasurados, sem fundos ou divergências de assinaturas.
Verdadeira "Via crusis".
Residindo em São Paulo, ao abrir pela manhã o jornal, vi estampada em letras garrafais a manchete;.... Banco 36 horas...
Assustei-me, e disse: ôxente!....se o dia tem 24h, como esse banco está falando em atendimento de 36h por dia...
Lendo o anúncio por inteiro entendi melhor.
Na verdade, o que o banco estava oferecendo era um atendimento individual pleno, com mais serviços, maior rapidez e segurança aos seus clientes. Algo que demandaria 36h para se fazer, mas pela sua eficiência do banco, seria feito em 24h. 
Em um sábado, em tranquila praia do nordeste, pleno verão, sentado na varanda da casa com alguns irmãos, conosco um querido pastor, todos se preparando para dar"... mergulho no mar..", enquanto  saboreavam um gelado suco de mangaba, acompanhado de gostosas castanhas de cajus, bem assadas.
Toca o telefone fixo da casa...a pessoa que atende fala... é para o pastor...Ele atende, em seguida volta para a varanda e diz:.. ”tenho que voltar agora para o Recife....pois uma família da igreja sofreu um... grave acidente de carro...e, a única filha não acidentada me ligou agora, aos prantos, pedindo, por tudo, a minha ajuda”. 
Vida de Pastor é assim!!.. 
Nessas minhas muitas andanças, presenciei pastores, visitando no mesmo dia, pela manhã, maternidade, se alegrando com a chegado do... júnior...e no fim da tarde... estar em cemitério,... sofrendo e as vezes até chorando, levando à família triste e enlutada e aos presentes, uma palavra de conforto.
Sabe-se de pastores que, altas horas da noite, socorrem humildes irmãos idosos, levando-os a hospitais. 
De alguns que, não conseguem chegar a tempo em casa para as refeições com a família, pois o aconselhamento de casal em crise conjugal, se prolongou mais do que o previsto.
Afora as mensagens dominicais, das quartas de oração, dos aniversários, 1casamentos ( com as noivas sempre atrasadas) formaturas, visitas a presídios, solenidades civis da cidade, semanas de conferências, aulas em casa de ensino teológico, mentorias, pequenos grupos multiplicadores ( todo o dirigente de grupo quer que o pastor compareça ao seu). São reuniões várias, lives ( como está na moda LIVE, o pastor é sempre convidado para todas) e programas de rádio.
Esse, em média, é o dia-dia do pastor.
Mesmo com todas essas atividades o pastor ainda consegue ter tempo para a família.
Não deveria ser assim, pois a família, sempre merece estar em linha de primazia.
Minha esposa há algum tempo, escreveu um poema com o título "Quem cuidará de Davi?"
O poema descreve os tenros, amplos e amorosos cuidados de Davi, para com as suas ovelhas, que em alguns casos, o levava a grandes perigos e chegar no fim do dia a extenuado.
O poema segue comparando Davi, o pastor de ovelhas, aos nossos pastores hoje. 
A pergunta que se repete no poema é... Quem cuidará de Davi?. 
Mesmo sabendo que Deus sempre cuida dos pastores, cremos que essa pergunta vale para cada ovelha nos nossos dias...” Quem cuidará do pastor?”
Sejamos ovelhas que amam e cuidam de seus pastores...
Pois eles são, ministros de Deus, que sempre velam pelas nossas almas!...
Para as ovelhas são verdadeiros...Pastores 36 horas...
Homens de Deus que investem suas vidas... no cuidado com as ovelhas que Deus lhes confiou..
NÃO, amanhã, o segundo domingo, 14.06.20, não é o Dia do Pastor!
DIA DO PASTOR É TODO DIA!...
Aliás,... "DIA DE 36 HORAS!!! 
Mas, não se esqueça...quando a igreja voltar a se reunir presencialmente,... leve um presente para seu pastor.. 
Ele vai se alegrar....
Nossa oração
Que o Senhor Deus continue cumprindo as suas promessas e dispensando sobre a sua amada igreja, ao pastor e todo o seu povo, sua incomparável graça....
Promessa de Deus
"E vos darei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com ciência e com inteligência. Jeremias 3:15

Dc. LYNCOLN ARAUJO

Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do SENHOR nosso Deus. 
Salmos 20:7.

Imagem